1. Equilíbrio
O que é:
A primeira coisa que precisamos em uma foto é que ela seja equilibrada. Uma foto deve ter informações que se complementem e se completem. Uma foto desiquilibrada parece estranha aos olhos, como se estivesse faltando ou sobrando algo.
Exemplo:
A foto abaixo, enviada pelo leitor Diogo Nunes, tem um ótimo equilíbrio. Você pode ver que existe um espaço negativo neutro (o mar, o céu e a areia) e dois elementos de mais atenção, que se equilibram por estarem em locais opostos mas equivalentes do quadro. Além disso os dois elementos têm uma ligação (barco e âncora) bem interessante:
As únicas coisas que me incomodam nessa foto são: o horizonte (o céu não tem nada de mais, dá pra ter menos céu na foto) e a pedra do lado esquerdo. Ele poderia ter tirado a pedra quando fez a foto, mas só como exemplo fiz um trabalho tosco no Photosohp para ilustrar o que quis dizer (rs):
A Bete Vasconcelos enviou uma foto que é um bom exemplo de falta de equilíbrio:
Percebe como os meninos parecem estar “caindo” em um canto do quadro? Esta foto ficaria melhor se houvesse mais espaço negativo do lado esquerdo. O ângulo torto até poderia ser usado para dar a sensação de movimento, mas para funcionar melhor é preciso haver espaço para respiro dos dois lados, principalmente do lado para onde eles estão “caindo”.
2. Contraste
O que é:
O contraste é o uso de iluminação ou cores para definir mais drasticamente o olhar do observador pela foto.
Exemplo:
Esta foto do Julio Lima mostra bem como cores contrastantes podem dar destaque ao assunto principal e “separá-lo” do fundo. O vermelho é uma cor complementar do verde e por isso elas destacam uma à outra muito bem:
Já a foto abaixo, também tirada pelo Julio, não tem constraste algum. É tudo mais ou menos da mesma cor e com mais ou menos o mesmo tipo de iluminação. A própria iluminação é bem confusa e cria um constraste que confunde, e não ajuda:
Você pode adicionar contraste com a iluminação (por exemplo: colocando mais luz no seu assunto do que no restante do quadro) ou com o uso de cores (usando cores que se completam ou destacam.)
3. Ritmo
O que é:
O movimento é o que faz a gente viajar o olhar pela foto da forma que o fotógrafo planejou. Não é legal olhar para uma foto e empacar. O ritmo permite que o observador olhe a foto e pare para ver mais, viajando por todos os elementos.
Exemplo:
A Margarida enviou uma foto que tem movimento fazendo o bom uso de linhas convergentes:
Duas coisas importantes, no entanto, que melhorariam muito a composição dela: o horizonte está torto (nunca faça isso!) e a foto está centralizada. Somente com esses ajustes de composição a foto já ficaria mais interessante:
Ela mesma mandou outra foto que não tem nada de Ritmo: ao ver esta você não consegue entender para onde o olhar deve caminhar, pois não tem nada definindo este caminho para você. Está tudo em foco, existe só um tom de verde que toma conta da imagem sem nos dizer muita coisa e as duas construções e a árvore não parecem estar conversando entre si:
4. Ênfase
O que é:
É o destaque dado para o assunto principal da foto. Sempre existe algum assunto principal, e o melhor que você pode fazer é evitar de dar ênfase a qualquer outra coisa. Podemos fazer isso usando cores, luzes e sombras e profundidade de campo.
Exemplo:
O Bruno Domingues enviou uma foto que representa bem o uso da ênfase em um assunto. Na foto abaixo você vê que o homem é destacado pois o trem está em movimento e totalmente borrado. Ao olhar a foto sabemos na hora qual é o assunto de interesse nela:
Para melhorar esta foto eu cortaria aquele pedaço de contrução do topo, que não adiciona em nada. Se fosse possível, deixaria o trem passar um pouquinho mais para preencher o lado esquerdo também. O balanço de branco, embora possa ser proposital, parece amarelado demais e as cores poderiam ter mais vida. Um exemplo de edição com essas alterações (de novo, bem tosca, só para ilustrar) abaixo:
O Bruno também mandou uma que não enfatiza nada e logo não desperta tanto interesse:
Antes de fazer uma foto precisamos nos perguntar: o que esta foto deve contar? Com isso conseguimos definir o que enfatizar e como fazer isso. No caso da foto acima não existe nada de muito interessante – é só mais um pôr do sol em algum lugar com mato. Pôr do sol tem todo dia e mato tem em quase todos os lugares. Isso não nos conta nada e não é estranho que a foto não tenha ênfase – pois não existe nada para enfatizar.
5. Repetição
O que é:
O uso de elementos parecidos em cor ou formato para passar uma mensagem ou formar uma linha.
Exemplo:
A foto da Natasha usa a repetição de um elemento (velas) para reforçar a mensagem da foto:
6. Proporção
O que é:
A proporção é o que distribui os elementos no quadro de acordo com a sua importância e tamanho. Com o uso da proporção damos ênfase a um assunto.
Exemplo:
Esta foto da Natasha deixa a sensação de que a casinha é insignificante e simples, dando muito mais destaque ao céu:
7. Unidade
O que é:
Uma foto tem que parecer completa e com elementos que dizem algo. Tudo que está no quadro tem que ter alguma função na composição. O maior erro que percebo nas fotografias que recebo é este: muitos elementos não dizem nada ou não adicionam nada à foto, deixando a foto sem Unidade.
Exemplo:
Esta foto, do Ezequiel Sá, não tem nada que atrapalhe. A composição é certeira e utiliza tanto a repetição de elementos quanto a ênfase com a profundidade de campo. Não tem nada que não deveria estar ali:
Já esta outra do Ezequiel tem informações que não conversam: o céu está lindo e cheio de cores, mas a árvore também cheia de detalhes dos galhos está no meio do caminho. Talvez refazer a composição com a árvore posicionada em um dos lados da foto, com menos destaque, deixasse ela bem mais interessante:
***
Lembrando que a análise de qualquer obra de arte somente com base nos Princípios e Elementos Formais é extremamente técnica, e nem sempre (na realidade, quase nunca) só isso deve ser considerado.
Mas conhecer esses Princípios é essencial para sabermos como criar imagens que além de tecnicamente bem compostas também tenham uma boa mensagem.
Fonte: http://www.dicasdefotografia.com.br/
Nenhum comentário :
Postar um comentário